Para direcionar o trabalho para as reais necessidades dos alunos,uma sondagem diagnóstica consistente é imprescindível. O Especial Nova Escola Alfabetização traz um exemplo que é ideal. A turma precisa estar envolvida em uma atividade que não necessite da ajuda do professor, como um jogo ou uma pintura. O professor dita para um aluno uma palavra polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba, uma monossílaba e uma frase envolvendo pelomenos uma das palavras anteriormente citadas.É importante não marcar as sílabas na hora de ditar. Usar palavras que tenham uma relação semântica é indispensável. Uma exemplo citado na revista é:
- FERRAMENTA
- MARTELO
- FERRO
- PÁ
- USEI A PÁ NA REFORMA.
O aluno deve, então, ler as palavras, detalhe frequentemente esquecido pelo professor. Nessa hora o professor percebe a forma como o aluno lê e se relaciona o falado com o escrito. Pode-se fazer anotações no próprio ditado do aluno ou utilizar uma ficha como as vistas na postagem anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário